Todos nós cometemos grandes erros todos os dia nos nossos negócios. Mas não cometa estes 8 erros no seu blog de vendas que vou lhe dizer logo abaixo.
Em um mundo de tanto dinamismo e conectividade, trabalhar o marketing digital do seu negócio é praticamente uma obrigação.
Muitos negócios, inclusive, são uma iniciativa 100% digital, como é o caso de muitos blogs que conseguem ganhar bastante relevância em seu nicho de mercado.
Então existem algumas receitas poderosas de sucesso que nós podemos modelar com quem já trilhou esta jornada.
Mas existem erros no seu blog de vendas que podem simplesmente detonar o seu negócio digital.
Neste artigo nós vamos explorar os 8 erros no seu blog de vendas que você não pode cometer.
São basicamente os pecados capitais do marketing digital, e cair num destes pode ser uma armadilha complicada.
OS GRANDES 8 ERROS NO SEU BLOG DE VENDAS
1 – Ser genérico demais
Hoje em dia o espaço de ser genérico já foi tomado por grandes sites de conteúdo, como Uol, G1 e tantos outros que podem contar com uma estrutura realmente robusta de bastidores.
O caminho para fugir dos erros no seu blog de vendas sendo um blog novo está justamente em ser específico, especializado e nichado, para atender a demandas e buscas mais específicas do mercado.
O poder de gerar conteúdos que orbitam ao redor de um mesmo centro de interesse mantém as pessoas interessadas por perto, e mantém os curiosos longe.
É o que queremos, nada mais poderoso do que um público realmente interessado no seu assunto.
E para ser tão específico, não podemos deixar de citar o segundo erro comum…
2 – Não ter um público-alvo bem definido
Quando se escolhe um assunto, ainda pode-se usar o afunilamento de interesse através do perfil de pessoa que você quer que frequente o seu blog.
Com isso você passa a cometer novos erros no seu blog de vendas, que é torna-lo genérico dentro de um nicho.
Quando pensamos em público-alvo, precisamos gerar nos leitores do blog a sensação de pensar “Uau, este artigo foi escrito especificamente para mim!”.
A linguagem do blog também vai ajudar a fazer esta separação – e como estamos falando de pessoas, não podemos esquecer de citar o terceiro grande erro…
3 – Não responder uma pergunta
Este, na verdade, é um erro comum para os produtores de conteúdo iniciantes, de acabar caindo na tentação de escrever e falar sobre assuntos que são interessantes para si, e não pensar no que é interessante para o público com que o blog fala.
Então você precisa tirar o foco do que você quer falar, para falar o que as pessoas querem ouvir.
Se trata das pessoas, não de você, e como estamos falando de um blog, fatalmente queremos contar com a capacidade de ser encontrado no Google, e isso no leva ao erro número 4…
4 – Não fazer SEO
Quando todos estão falando de otimização e capacidade de ser localizado, não falar de SEO é uma postura amadora.
Você precisa tornar o seu blog encontrável no Google, e os métodos de otimização de SEO para ter o seu conteúdo localizado são mais do que uma isca para “cair na graça” do Google.
Mas também são parâmetros que validam o formato com que as pessoas estão mais dispostas a absorver conteúdo.
SEO, no fim das contas, é vida para quem realmente ter sucesso e evitar erros no seu blog de vendas.
Inclusive, SEO não é uma coisa de hoje, e já tem muita gente atenta nisso há muito tempo, o que nos leva ao erro 5…
5 – Focar em palavras de causa curta
É muito comum vermos pessoas que estão tentando alcançar o ranqueamento do Google com as palavras mais abertas e genéricas possíveis.
A pesquisa mais válida possível é jogar no próprio Google a palavra-chave e checar os resultados – você é realmente capaz de bater os primeiros resultados com mais qualidade?
Para um blog novo, que esta no inicio, foque em palavras-chave mais longas e específicas.
E aumentará muito as suas chances de ser o primeiro em uma palavra com menos buscas, sendo uns dos primeiros a ser encontrado antes de muitos.
Primeiro da série B é melhor que ser o último da série A – desde que você tenha uma voz própria – que nos leva ao sexto dos erros no seu blog de vendas…
6 – Não trazer um conteúdo autêntico
É muito claro que o objetivo de ser mais um na internet não vai mais colar, por melhor que seja o seu SEO.
Uma das grandes vantagens de ter um blog é justamente de fidelizar leitores – então aquela pitadinha do seu tempero especial no conteúdo fará toda a diferença.
E inclusive seria um dos erros no seu blog de vendas não usar este fator junto da dica 7…
7 – Não ser inspirador e educativo
As pessoas estão constantemente buscando inspiração, ao mesmo tempo que querem aprender algo novo, então já que você vai educa-las, aproveite para inspirar ao mesmo tempo.
Pois pode ser este o diferencial dos seus leitores de fato entrarem em ação, ou não.
E não se esqueça de passar longe do oitavo dos erros no seu blog de vendas, que é…
8 – Focar apenas na venda
Seu blog não é um catálogo de vendas – ele é uma fonte de fidelização de pessoas e propagação da sua marca e visão de mundo, portanto invista energia em trazer conteúdos que realmente agreguem.
CONCLUSÃO
Tenho certeza que estes detalhes te ajudarão a manter um conteúdo bastante autêntico e verdadeiro – deste que realmente tem o poder de transformar vidas, e então as vendas acontecerão naturalmente.